domingo, 27 de julho de 2014


Forma de onde de compressão do COROLA 1.8 16V VVTI ano 2006. Este oscilograma está
 sobreposto a um gabarito, onde é possível verificar todos os ângulos do motor para um melhor
 diagnóstico. Esta imagem é o que podemos dizer como sendo um raio x do que está ocorrendo
 dento do cilindro com o motor funcionando em m. lenta, mas sem centelha para este cilindro,
 uma vez que no lugar da vela está o transdutor de pressão. Na imagem acima podemos ver : o
 valor da compressão para este cilindro, a pressão do escapamento que deve estar entre 10 kpa
 acima e abaixo da linha da pressão atmosférica e a pressão absoluta do coletor de admissão,
 mas a pressão do coletor vai estar um pouco acima do normal pelo motivo de um cilindro
 estar desativado para execução do teste. 

quinta-feira, 10 de julho de 2014


A imagem acima é do GOL PAWER 1.0 16V. Este motor tem uma diferença em relação ao
motor PAWER 1.0 8 V que mais estamos familiarizado, a diferença está em relação ao 
comande de válvula, que neste motor possui apenas três dentes e a borda de subida
do dente maior não coincide com o final do dente Nº 14 como nos motores 8V.